sábado, 13 de fevereiro de 2010

Diário da Expedição Ushuaia 2010






By Juninho, Edi, Edimilson e Sérgio.

Atualizado em 15/02/2010

Fotos recentes: http://picasaweb.google.com.br/ivaldo29/Ushuaia2010Diversas#

1º Dia – Percorrido 28 Km.

Decolamos às 05:18 hs de Belém com destino a Porto Alegre via Brasília pela TAM, integrantes: Juninho, Edivaldo, Sergio e Edimilson, ainda muito chateados pela ausência do companheiro Alfredo Argentino, que teve que desistir da viajem por motivos de saúde de sua esposa Mena.
Chegamos às 13:00 hs hora local em Porto Alegre, fomos direto para o Hotel Ornatus (nota 16*) deixar as malas, seguimos depois direto para almoçar na churrascaria Galpão Crioulo (nota 20*), de onde seguimos para as concessionárias HD e BMW (atendimento excelente nas 02 empresas), onde retiramos as motos do Edi e do Juninho, seguindo Edimilson e Sérgio para Canoas onde se localiza a Transportadora Bertoline, para retirar suas motos e desligar a bateria da moto do Alfredo, tivemos o apoio neste primeiro dia do Sr. Vitor (nota 32*), motorista que dá apoio ao hotel, sempre muito cortês e prestativo. À noite jantamos no restaurante Veneto (nota 36*), especializado em galeto de leite e massas.
Ainda neste primeiro dia após a retirada das motos o Juninho achou necessário trocar o pneu dianteiro da BMW o que foi feito na Forbike (nota 40), empresa localizado na Av. Sertório, 5609 em Porto Alegre, especializada neste tipo de serviço, e que funciona no prédio da concessionária KTM, de propriedade dos irmãos Adrianao e Alexandre, os quais forneceram informações sobre o melhor caminho para o nosso destino, já tendo os mesmos, feito várias viagens de moto para Ushuaia e região.
Neste novo cenário, sem a companhia do Alfredo, motivo que tínhamos para seguir via Uruguaiana e Rosário, e de posse de novas informações sobre os acessos ao nosso destino, resolvemos alterar o nosso trajeto de ida e volta (detalharemos oportunamente), conforme abaixo:

Ida: Porto alegre, Jaguarão, Fronteira Uruguai, Treinta y Três, Colônia Del Sacramento, Buque Bus, Buenos Aires, Ruta 3, até Ushuaia;

Volta: Ushuaia, Bariloche , Região dos Lagos, Ruta 3, Montevideo, Punta Del Leste, Chuí, Porto Alegre.

* As notas atribuídas abaixo são uma somatória de valores atribuídos por cada integrante do grupo, sendo que o máximo é de 40 pontos, ou seja, até 10 pontos de cada um.


2º Dia – Percorrido 560 Km (acumulado 588 Km).

Saímos de Porto Alegre às 10:30 hs, um pouco tarde porque o Sérgio precisou instalar o suporte dos baús da XT, seguimos direto para Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, onde providenciamos as Cartas Verdes do Edi, Sérgio e Edimilson, serviço ágil realizado na empresa Retimex (HDI Seguros), logo na entrada da Cidade. Com os documentos em mãos partimos em direção a Aduana já no Uruguai, para fazer a imigração, processo sem muita burocracia, seguindo daí direto para uma cidade chamada Treinta y Três, onde pernoitamos: Juninho e Edi no hotel Treinta y Três, Edimilson e Sérgio no hotel La Pousada (nota dos 2 hoteis16*), na ocasião degustamos um vinho tinto Tannat local (nota 38*) juntamente com uma picada caliente (nota 32*), prato típico urugauio.


3º Dia – 493 Km (acumulado 1081 Km).

Saímos de Treinta y Três às 10:40 hs rumo a Colônia Del Sacramento via Montevideo, neste trecho se juntou a nós um casal catarinense, Junior e Thaise, em uma Suzuki 650 F, chegando a Montevideo fizemos um tour na cidade guiados pelo Edi, e almoçamos no restaurante Copacabana (nota 24*). Chegamos a Colônia 19:30 hs, adquirimos logo os passes para o Buquebus e nos hospedamos no Hotel Rivera (nota 28*), á noite saímos para conhecer a cidade, onde nos deparamos com vários monumentos interessantes. Jantamos no bar e restaurante Casa Grande (nota 32*), acompanhados pelo casal catarinense, ao som de um grupo de cantores local, onde degustamos um vinho elaborado com a uva tanat.


4º Dia – 719 Km (acumulado 1800 Km)

Saímos cedo para a travessia do rio de la plata, a bordo do Seacat Buquebus (nota 38*), embarcando às 08:30 e saindo às 9:30 hs em ponto. A travessia durou 01:00 Hs, chegando a Buenos Aires às 10:30 em ponto, hora em que começamos a rodar rumo a Bahia Blanca, Via ruta 3. Na oportunidade tivemos a grata companhia do Hermano Argentino Ellian, em uma BMW F 800 GS, pessoa extremamente simpática e receptiva, que nos acompanhou até a entrada da Cidade, onde chegamos às 22:00 Hs.
Como estávamos um pouco cansados pelo adiantar da hora, nos hospedamos logo no primeiro hotel que encontramos, onde avistamos 05 motos BMW R 1200 GS, de um grupo de Venezuelanos que já estavam voltando de Ushuaia, os quais comentaram que o percurso apresentava um altíssimo grau de dificuldade, inclusive quebrando a embreagem de 02 motos BMW R 1200 GS Adventure, e sofrido bastante com os ventos fortíssimos em todo o percurso.


5º Dia – 688 Km (acumulado 2488 Km).

Saímos de Baia Blanca rumo à Puerto Madryn às 09:00 Hs, seguido ainda pela Ruta 3, observando que a vegetação já apresentava ares da patagônia, cruzamos a fiscalização fito sanitária, que é muita rígida com o ingresso de quaisquer produto alimentício na região. Após cruzarmos a fiscalização optamos por seguir pela ruta 22 e 251 via Colorado, caminho mais seguro com maior apoio.
Retornando a Ruta 3 chegamos a Puerto Madryn às 20:00, logo na entrada da Cidade tivemos um ótima impressão, com uma vista panorâmica da cidade, onde pudemos visualizar toda a zona portuária, fabril e residencial, e o encantador mar da região estuário natural de baleias (migração), leão marinho e pingüins.
Hospedamo-nos no Hotel Bahia Nueva – WWW.bahianueva.com.ar (Nota 38*), com certeza o melhor hotel que ficamos até agora, limpo, confortável, ótima localização, a excelente atendimento. Após devidamente instalados, saímos a pé para conhecermos as cercanias do hotel que fica a beira mar, encontramos no caminho muitas lojas com produtos de qualidade e a preço bom, e um cassino chamado Puerto Madryn, de médio porte mais muito bem estruturado.

6º Dia –

Saímos às 08:50 Hs, após um honesto café da manhã, rumo à San Juan, após 220 Km a Electra quebrou o escapamento, rodamos mais alguns Kms, até chegar a um posto de abastecimento, na minúscula cidade de Uzcudun, onde o Edi tentou reparar o problema para chegarmos até a cidade de Comodoro Rivadavia, porém com o derretimento da mangueira de freio,o a moto parou 35 Km à frente, ficando sem freuio traseiro, em uma localidade à 13 kms de camaronês, aguardando o reboque vindo de Comodoro Rivadavia..............

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

2º dia - O Pará Moto Clube marca sua presença em MONTEVIDEO









2- dia - O Pará Moto Clube marca sua presença em MONTEVIDEO
O primeiro dia de viagens foi marcado pela mudança no trajeto da expedição “Ushuaia”, depois de uma pequena reunião nossos aventureiros decidiram inverter o percurso de ida gastando um pouquinho mais de tempo para visita turística à grandes cidades da América do Sul como Montevideo no Uruguai e posteriormente Buenos Aires na Argentina onde lá pretendem permanecer por pelo menos 2 dias fazendo um circuito cultural e bebendo muito vinho... Mi Buenos Aires queridaaaa.
Ao longo do primeiro dia nada de problemas e a passagem pele aduaneira uruguaia foi tranqüila e sem qualquer situação de constragimento, pé na estrada nossos amigos esvaziaram a cabeça e aos poucos foram percebendo a mudança na paisagem, estradas excelentes, com tráfego bem tranquilo, há não ser por um passarinho que resolveu proteger seu ninho (provavelmente localizado à margem da estrada) e por isso acabou atropelado pelo PMC Edmilson. Já em continente Uruguaio nossos amigos pernoitaram na cidade Treinta y três, cidade de 26.000 habitantes que curiosamente são chamados de "olimareños", em razão do rio Olimar que banha a cidade e é um dos principais abastecedores de água na região.
A tarde esta prevista a chegada dos nossos aventureiros à cidade de Montevideo, capital da “República Oriental del Uruguay”, com um milhão e meio de habitantes, e quase três séculos de sua fundação, a cidade sede do Mercosul esta Localizada sobre o estuário do “Río de la Plata” e com uma orla conhecida por belíssimas praias de areias finas que se estendem por mais de 30 quilômetros. A cidade ferve a noite com músicos tomando as rua do centro onde se pode aproveitar para tomar vinho. O prato rei da gastronomia uruguaia é a carne servida principalmente grelhada. Entre os pratos mais típicos encontram-se a BUSECA, uma iguaria de sopa da cauda de bois com ervilhas e feijão e muito condimentada, e ainda o chivito a base de lombo de vaca, queijo, tomate, alface e ovos firmes e o churisco. O assado em tiras, a chuleta de costelas e o bife de lombo são as partes da vaca mais conhecidas e de melhor preparo nesta região.
A fama dos uruguaios pela gula é muito grande, o carro chefe dos doces é o nosso conhecido doce de leite. Segura o estoque de insulina do PMC Edi!!!
IMPORTANTE : Ah um detalhe segundo o ultimo senso nacional, o Uruguai tem muito mais mulheres que homens, e dizem (o Google) que as mulheres de lá são bonitas...!!
Cotações:
- Parrillada + refrigerante = 200 pesos
- Menú com entrada, prato principal, sobremesa e 1 bebiba = 150 pesos
- Almodobar = 120 pesos (com direito a 1 cerveja de 750 mL)
- Cerveja (Patrícia ou Pilsen) : 1 litro, em média 60 a 70 pesos
- Empanadas no Mercado del Puerto = 20 pesos
- Cartão telefônico = 50 pesos (5 minutos em celular, 15 minutos em fixo)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

COMEÇOU!!





(By Danilo)
As informações que trago é de que hoje pela manhã foi finalizado as revisões das motos e tudo correu nos conformes, imprevisto aqui e ali só o que deu mais trabalho foi o suporte dos baús da XT 660 do Sérgio,isso pq em razão do tempo (e da teimosia dele rs.rs.rs), foi deixado pra ser feito a montagem em Porto Alegre e as arruelas fixadoras que o fabricante mandou vieram erradas, mas nada que não fosse solucionado em uma oficina. Pois bem, bolsas fixadas, motos arrumadas, todos devidamente paramentados é só esperar o dia de amanhã para cair no trecho certo? Errado, porque a cuíra pela estrada era muito grande e pra que serve Roteiro senão para furar não é isso? Pra variar a turma resolveu modificar o calendário do percurso e anteciparam a partida pra hj, nossos aventureiros caíram na estrada as 10:00hs de hoje e resolveram seguir rumo à Montevidéo no Uruguai, passando por Pelotas (terra natal do PMC Waldez! eheheh) de lá seguirão via Jaguarão ou Chui até a capital Uruguaia, a temperatura esta agradável mas com previsão de chuva, se tudo der certo a meta é rodar hj 800km. Assim que receber as fotos e msg via sms do juninho posto no Blog.

COTAÇÕES
R$1,00 = 19,60 Pesos / Gasolina Uruguaia Litro = R$3,25

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

DESPEDIDA PMC - RUMO AO FIM DO MUNDO






(by Danilo) Foi em clima de muita confraternização e amizade que a Turma do Pará Moto Clube se reuniu ontem para saudar os amigos e PMC´s Juninho, Edie, Sérgio, Edmilson e Alfredo, a turma compareceu em peso para desejar aos companheiros que vão para o USHUAIA, uma boa viagem e um retorno tranquilo. A diretoria de Marketing do PMC na oportunidade lançou os adesivos e as camisas promocionais da aventura! Felicitações e euforias à parte, foi com tristeza que ficou confirmado o cancelamento da participação do amigo Alfredo na expedição! decisão sensata que se deu em razão da cirurgia que teve de ser submetida nossa queria amiga Mena (esposa do Alfredito)as vésperas da partida dos aventureiros. O restante do grupo (agora 04) seguiram nesta madrugada por trecho aéreo e já estão em Porto Alegre, pela manhã apanharam as motos na Trabsportadora e fizeram um rápido tour pela capital, amanhã será o último dia dos preparativos das motocicletas, na manhã de sexta, dia 12.02, eles caem na estrada.(apenas a moto do amigo Alfredo deve permanecer aguardando retorno p/Belém)
Vou tentar dentro do possivel atualizar as informações do Blog com informações e fotos repassadas pelos aventureiros.